Boa Noite ! Hoje é Domingo, 28 de Maio de 2017.
 
Fique por dentro de nosso conteúdo em sua caixa de e-mail:
 




 
Resenhas
11/10/2014
Livro: Momentos Decisivos da História do Brasil
Seremos capazes, algum dia, de vencer e enterrar o patrimonialismo?
 
27/09/2014
Realidade paralela criada pela universidade alimenta conflito social
A esquerda universitária jamais aceita o debate intelectualmente honesto e prefere desumanizar o adversário de ideias, que se vê atirado numa espécie de gueto de Varsóvia do pensamento, marcado com a suástica do politicamente correto.
 
11/02/2012
É possível encarar a realidade?
Um país cuja economia é assentada em ilusões coletivistas que estão levando a nação a rumos perigosos e fortalecendo uma sociedade onde o futuro não existe, só o presente de consumismo além da capacidade e enfraquecimento do dinheiro como elemento de unidade e prosperidade.
 
21/01/2012
Porque o Ocidente Venceu - Massacre e Cultura - Da Grécia ao Vietnã
A história da guerra não é a história da moralidade, nos previne Victor Davis Hanson em seu livro Porque o Ocidente Venceu.
 
16/12/2011
A próxima guerra global
Todas as semanas surge uma nova encruzilhada para o Euro. Uma vez é a economia da Irlanda, outra a da Grécia, e os nomes dos países vão se sucedendo, na ordem dos mais fracos para os mais fortes: seus governos são convidados pela comunidade europeia a fazer ajustes fiscais para poderem receber ajuda de instituições financeiras como o Banco Central Europeu e o FMI. 
 
01/12/2011
Esqueçam a “energia limpa”. Petróleo e gás estão alavancando o emprego nos EUA
Em editorial do dia 28.11.201, o Wall Street Journal confirma ser uma falácia os tão festejados “empregos verdes” de Barack Obama e revela que são as indústrias do petróleo e gás natural que estão reagindo à tendência de desemprego nos EUA.
 
03/09/2011
Petróleo ainda dita os rumos do futuro
Daniel Howard Yergin é economista, considerado uma das maiores autoridades do mundo em energia. É um homem que assessora chefes de Estado e empresários quando há dúvidas sobre o rumo a tomar nas questões energéticas.
 
21/08/2011
O futuro do dólar
Na semana passada, o preço do ouro estava em plena alta e batendo recordes –  pela primeira vez o valor da onça ultrapassou a barreira dos US$ 1.700. Quem acompanha os movimentos do mercado financeiro sabia que isso iria acontecer por uma razão muito simples: os capitais, que sempre se concentram nas opções de mais valor, começaram a fugir do dólar.
 
10/06/2011
Resenha do livro “Jihad - Expansão e Declínio do Islamismo”
 Pensar sobre o islamismo moderno é refletir sobre um dos vetores fundamentais da geopolítica atual. Por isso, o livro do francês Gilles Kepel, Jihad - Expansão e Declínio do Islamismo, (Ed. Biblioteca do Exército Editora, 2003, 572 páginas), é perfeito para aqueles que anseiam entender os motivos que levam homens matarem e morrerem em nome de Alá.
 
14/05/2011
Resenha do livro Foucault e a Revolução Iraniana - As Relações de Gênero e as Seduções do Islamismo
“O autor é, portanto, a figura ideológica pela qual se marca a maneira como tememos a proliferação do significado”. Michel Foucault Eum momento em que as tensões no Oriente Médio ganham cada vez mais espaço na mídia brasileira, é de extrema importância utilizar a História como instrumento preciso (e precioso) de reflexão sobre os acontecimentos.
 
22/04/2011
Resenha do livro Estudo Histórico sobre a Guerra Antiga
Estudo Histórico sobre a Guerra Antiga de João Batista Magalhães (2a. Edição; Editora Biblioteca do Exército, 2006; 357 páginas) é muito mais que o estudo acerca da arte bélica durante a antiguidade clássica. É a possibilidade de entrar em contato com a visão de mundo dos responsáveis pelo formação de nossa própria cultura e identidade.
 
15/02/2011
Uma opção pela liberdade
Onovo livro de Denis Lerrer Rosenfield, Justiça, Democracia e Capitalismo, trata de três temas interligados, mostrando que a democracia e o capitalismo têm como pressuposto a liberdade de escolha, enquanto a justiça, no sentido kantiano do princípio da sua universalidade, é condição para o pleno exercício da liberdade e para o florescimento do "espírito do capitalismo".
 
24/12/2010
Consumo e consumismo na China
Empresas de países desenvolvidos do mundo inteiro estão de olho em quatro grandes mercados: os do Brasil, Rússia, Índia e China. A razão é bem simples: nos países em que são sediadas, essas empresas não conseguem concretizar com grandeza a vocação de todo capital, que é lucrar e crescer, sucessiva e infinitamente.
 
08/12/2010
Matando o dragão aquecimentista
Tudo indica que surgiu um livro de leitura obrigatória sobre a fraude do aquecimento global antropogênico/antrópico (AGA).
 
18/11/2010
As decisões de George W. Bush
Certas experiências são tão valiosas que merecem ser, de algum modo, registradas. Muita gente importante poderia e deveria ter escrito suas memórias não só para compartilhar conhecimento como também esclarecer certos trechos da História. 
 
01/10/2010
Pombas e Gaviões
É possível que a frase do filósofo Edmund Burke "Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada" nunca tenha servido tão bem para definir uma situação como a atual realidade da  política brasileira.
 
26/09/2010
O Clube Bilderberg
Aprimeira vez que ouvi falar do Clube Bilderberg, pensei que se tratasse de uma  cervejaria alemã ou mesmo, quem sabe, de algum sofisticado antro de prostituição nos confins da Europa ocidental: Clu-be Bil-der-berg... Clu-be Bil-der-berg... – bem, não se esquece fácil um nome desses.
 
26/06/2010
O brasileiro Rui Barbosa
Certa feita, um obscuro comentarista de jornal escreveu que a biografia era um gênero literário de geografia definida, limitado ao norte pela história, ao sul pela ficção, ao leste pelo obituário e a oeste pelo tédio. Desde logo, a frase, bem construída, pega pelo balizamento estrutural do gênero, mas peca pelo princípio da generalização:  nem sempre a biografia, enquanto gênero literário, aborrece, em particular quando é traçada por um escritor de estilo claro e íntegro, que compreenda o tempo, o sentido da vida e a obra do seu personagem.
 
25/06/2010
Como resistir aos impostos. Nos EUA
Todos sabemos que a carga de impostos brasileira é uma das mais altas do mundo. Nem sempre foi assim: o que aconteceu é que ao longo de décadas o governo federal foi elevando alguns impostos e criando outros – e esse movimento não dá sinais de que terá fim. No início do Plano Real, a carga era de 28% do PIB, segundo  Aércio Cunha, da Universidade de Brasília; mas já bateu em 33% e o governo não pára de gastar nem de ameaçar com novos aumentos.
 
01/06/2010
A Busca pela Justiça Cósmica
Quando você tenta condensar um livro que é o resultado de anos de reflexão e pesquisa[1] numa palestra de meia hora, certa quantidade de simplificação é necessária. Tendo isso em mente, permitam-me resumir a mensagem de The Quest for Cosmic Justice [A Busca pela Justiça Cósmica][2] em três proposições, as quais podem parecer axiomáticas, mas cujas implicações políticas são, na verdade, controversas.
 
09/04/2010
Cuba: amargura e dor
Recentemente assisti a um programa de debates sobre Cuba na TV por assinatura e um dos entrevistados era o jornalista Samarone Lima. No decorrer do programa fiquei agradavelmente surpreso com as intervenções dele. Foi quando soube que ele havia passado dois meses em Cuba tentando entender o que se passava no feudo dos irmãos Metralha Castro. Ao contrário de Chic Buarque, Frei Betto, Fernando Morais e outras viúvas de Che Guevara, que se hospedam em hotéis de luxo a que só estrangeiros têm acesso e que nos mostram sempre uma visão cor-de-rosa, se desmanchando em loas à “realidade fantasiosa” contada nas páginas do Granma, o jornal oficial da ditadura castrista, Samarone Lima fez algo diferente: decidiu viver o dia-a-dia dos cubanos.
 
11/12/2009
A fraude do aquecimento global: como um fenômeno natural foi convertido numa falsa emergência mundial
Um dos grandes méritos do livro do geólogo Geraldo Luís Lino, prefaciado por ninguém menos do que o Dr. Luiz Carlos Baldicero Molion, talvez o mais destacado climatologista brasileiro, é justamente o fato de ser uma das raras obras redigidas originalmente em língua portuguesa e sobre um tema tão discutido, mas tão pouco compreendido e cheio de falsas pressuposições alardeadas pelos catastrofistas e seus aliados na grande mídia nacional e estrangeira.
 
08/11/2009
A liberdade está diminuindo no mundo
Não se trata de uma impressão: países de todo o mundo estão realmente restringindo as liberdades (individuais e coletivas), em nome do combate a um ou mais inimigos – seja ele militar, comercial ou financeiro. A surpresa é que boa parte deles está no Ocidente e não na Ásia, no Oriente Médio ou na América Latina, como costumava ser, relata John Kampfner em Freedom for Sale: How We Made Money and Lost Our Liberty (Simon & Schuster, 304 páginas, £18,99).
 
30/10/2009
Marxismo e Descendência
Acaba de surgir no meio especializado brasileiro uma obra pouco comum, gestada por longo período e que havia sido prevista, inicialmente, para lançamento no mercado livreiro português. Denomina-se “Marxismo e Descendência” e inaugura a Coleção História & Pensamento da Vide Editorial. Nasce da pena de um renomado professor de filosofia política, com trajetória intelectual capaz de tornar atraente e interessante um tema, em princípio, bastante difícil.
 
24/10/2009
A Guerra do Iraque
Escrito pelo especialista em assuntos militares britânico John Keegan o livro "A Guerra do Iraque" aborda os antecedentes históricos da campanha militar relâmpago que removeu do poder o ditador Saddam Hussein.
 
13/09/2009
O inferno numa bolha
Num novo livro sobre a bolha imobiliária publicado pelo Instituto Cato, o escritor sueco Johan Norberg compara a crise financeira que surgiu no ano passado à confluência de um sistema de alta pressão vindo do norte do Canadá, um sistema de baixa pressão em cima da costa da Nova Inglaterra e um furacão nas proximidades – que, em 1991, se uniram para produzir uma tempestade-monstro com ventos de 120 km/h e ondas de até 30 metros de altura.
 
08/08/2009
O homem que roubou Portugal
Esqueça Madoff. Esqueça a atual crise financeira e todas as transações não contabilizadas ou ilegais e a engenharia financeira dos subprimes. O maior crime financeiro de todos os tempos foi praticado em Portugal, em 1925, por um homenzinho, Artur Virgílio Alves Reis, que não tinha curso superior e se fazia passar por engenheiro, tendo atuado com certo destaque em Angola. A fascinante história dessa gigantesca fraude financeira está relatada no livro O Homem que Roubou Portugal de autoria de Murray T. Bloom (Editora Zahar), organizado e prefaciado por Gustavo Franco.
 
01/08/2009
Uma democracia sitiada
Olivro de Eduardo Pizarro Leongómez baseia-se numa coletânea de artigos e de estudos feitos pelo autor ao longo dos anos sobre a situação na Colômbia, com um enfoque acadêmico sobre o custo econômico e social do conflito em suas diversas formas, tentando entender e ordenar as variáveis envolvidas e apresentar uma saída para a violência na Colômbia, violência que o autor conhece de perto, pois foi vítima de um atentado, que o obrigou a ir morar nos EUA.
 
05/06/2009
O verdadeiro Che Guevara – e os idiotas úteis que o idolatram
Transformado ao longo dos anos numa espécie de “Jesus Cristo revolucionário” graças aos esforços incansáveis da esquerda mundial, o argentino Ernesto Guevara é objeto de autêntico culto a personalidade em todo o mundo. Entretanto, a leitura do livro do cubano-americano Humberto Fontova, O verdadeiro Che Guevara, e os idiotas úteis que o idolatram (Editora É Realizações, São Paulo, 287 páginas), deixa claro que, embora Guevara seja um inegável sucesso de marketing político e comercial – com sua imagem estampando desde camisetas para bebes até biquíni vestido pela supermodelo Gisele Bündchen – na vida real pode ser considerado um fracasso.
 
30/05/2009
Ações de Comandos
Apesar do título de seu livro ser Ações de Comandos - Operações especiais, comandos e o futuro da arte da guerra norte-americana, o autor James Dunnigan dedica uma parte considerável do trabalho à análise do conceito histórico de comandos e unidades especiais e seu emprego por vários impérios e países do mundo, e não apenas aos norte-americanos.
 
1 2



Redação: Paulo Zamboni
AmbientalismoAmérica LatinaBrasilCulturaEconomiaEntrevistasEUA e GeopolíticaEuropaMídia em FocoOriente MédioPolíticaSegurança Pública
Artigos IndicadosCLIPPING@MAISEspecialLiteraturaResenhas
Home Editorial Faq Fale Conosco


Canais:
 
MÍDIA A MAIS © COPYRIGHT 2013, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS