Nunca é tarde para começar um negócio

Parece que muitas vezes são os jovens empreendedores que ganham as manchetes e recebem a maior parte do reconhecimento por suas realizações. Pense em Mark Zuckerberg (Facebook), Matt Mullenweg (WordPress) e Pete Cashmore (Mashable) – todos em seus 20 e poucos anos, e no topo da lista de empreendedores de sucesso. Mas a idade do fundador não é o principal fator que determina se um negócio será ou não bem-sucedido. Esses seis empresários de sucesso , com idades entre 40 e 60 anos, mostram que o sucesso de um negócio não está diretamente relacionado à idade de seu fundador.

Na verdade, há um argumento de que aqueles que iniciam negócios mais tarde têm uma chance maior de alcançar o sucesso: Estudos mostram que, se você tem mais de 55 anos, tem duas vezes mais chances do que seus colegas de menos de 35 anos de começar uma startup de alto crescimento. Não convencido? Aqui estão 10 razões pelas quais você faria um melhor empreendedor agora do que teria quando era mais jovem.

1. Você tem experiência de vida.
O benefício mais óbvio e inegável de começar um negócio mais tarde na vida é o fato de que agora você tem anos de experiência de vida para extrair seu novo empreendimento. Você é experiente nos caminhos do mundo, e você tem um nível de perspicácia de negócios que você não tinha em seus 20 anos. Você está mais paciente e disposto a dar cada passo no processo de inicialização do negócio (mesmo as etapas que não são muito divertidas) um a um para dar à sua empresa a melhor chance de sucesso.

Embora você não tenha experiência prática em todos os segmentos do processo de inicialização de negócios, é muito provável que você entenda a importância de ter um plano de negócios, criar um plano financeiro sólido e conduzir uma pesquisa de mercado completa. E você sabe quem você precisa para ajudá-lo com as peças que você não pode fazer sozinho. O que nos leva a raciocinar # 2 …

2. Você conhece mais pessoas (e elas conhecem pessoas que conhecem pessoas).
Nesta fase da sua vida, você provavelmente construiu uma rede grande e diversificada de colegas e colegas. E como um novo negócio geralmente exige que uma aldeia prospere, suas conexões serão inestimáveis ​​à medida que você começar. Pense em todos os especialistas que você conheceu em sua vida que poderiam compartilhar seus conselhos ou fornecer serviços para ajudá-lo em seu novo empreendimento – advogados, contadores, profissionais de marketing, capitalistas de risco, planejadores financeiros, agentes imobiliários, empreiteiros, projetistas e escritores . Essa profundidade de uma rede próspera muitas vezes leva anos para ser construída, de modo que a idade é certamente uma vantagem nessa situação.

Com experiência no mundo dos negócios, você também entende a importância do trabalho em rede e pode solicitar apresentações quando necessário para levar os projetos adiante. Isso geralmente pode expandir sua rede em dobro ou até mesmo em triplo, oferecendo a você todos os recursos de que você precisa para começar.

3. Você sabe como definir e atingir metas.
O estabelecimento de metas é parte integrante do início e do funcionamento de um negócio e é necessário de forma consistente durante a vida útil do negócio. Em nossos anos de juventude, nem sempre entendemos o poder do estabelecimento inteligente de metas para ir de um lugar a outro da vida. Como um experiente criador de metas, o processo de delinear um resultado desejado, bem como as ações que você tomará para tornar esse resultado uma realidade, virão como segunda natureza. Sua experiência de vida também o ajudará a permanecer objetivo ao considerar caminhos diferentes que você pode seguir para alcançar seus objetivos, para que você possa avançar de maneira mais eficiente, econômica e produtiva.

4. Você pode ter uma vantagem com os investidores.
Enquanto os jovens empreendedores são frequentemente favorecidos pelos investidores, porque pode ser mais fácil para eles obter uma participação maior e ter mais controle sobre o negócio, pode-se argumentar que os empreendedores mais velhos oferecem melhores chances de sucesso por causa do que eles trazem para a mesa. De acordo com o Entrepreneur.com , muitos capitalistas de risco estão à procura de empreendedores mais velhos, experientes e experientes que “estiveram lá, fizeram isso”. Como ressalta Susan Schreter , os melhores investidores são oportunistas e, apoiando os empreendedores mais velhos e mais sábios que já cometeram erros, conseguem fazer investimentos mais inteligentes.

5. Você sabe o que você está apaixonada.
Muitos jovens empreendedores sabem que querem começar um negócio de algum tipo, mas podem não saber exatamente como querem fazê-lo. Isso é porque eles não tiveram tempo suficiente para desenvolver uma idéia do que eles realmente amam. Richard Branson diz que “A paixão é um dos motivadores mais eficazes quando se trata de lançar um negócio – e muitas vezes um dos mais fortes indicadores de se uma ideia levará ao sucesso”. Sem paixão pelo seu trabalho, é muito provável que sua ideia de negócio desapareça em algum momento.

Os empreendedores mais antigos sabem o que gostam de fazer – e o que não gostam – e podem adaptar um novo negócio para isso.

6. Você tem conhecimento que é valorizado na economia de hoje.
Nos últimos anos, houve uma mudança econômica do industrial para o conhecimento, o que significa que a maioria de nós tem a oportunidade de continuar trabalhando bem além da idade de aposentadoria tradicional. Na verdade, a idade nos torna mais valiosos como profissionais, porque muitas vezes significa que trazemos mais habilidades e conhecimentos para a mesa. Isso vale também para os empreendedores. Essa mudança econômica apoiará os empreendedores mais antigos que decidirem fazer isso mais tarde na vida, porque você pode transformar sua experiência em uma mercadoria muito procurada.

7. Você está financeiramente seguro.
Começar um negócio quando você é jovem significa que provavelmente você estará fazendo malabarismos com o custo de propriedade da empresa junto com os principais investimentos que muitos de nós enfrentamos: pagamentos de hipotecas, despesas com crianças (puericultura, educação, esportes, férias), saúde e seguro. , pagamentos de automóveis, reembolso de empréstimos estudantis e economias de aposentadoria. Embora as despesas nunca desapareçam, quanto mais você envelhece, maior a probabilidade de ter pago uma porcentagem significativa das grandes coisas. Isso libera dinheiro para investir no seu negócio.

Além disso, ter menos responsabilidades financeiras torna a ideia de começar um negócio menos arriscada, pois, teoricamente, você terá muito menos a perder se as coisas não funcionarem.

8. Você tem muitas opções de inicialização.
Quando você é jovem, tem experiência limitada, uma rede limitada e capital limitado, por isso as opções de inicialização geralmente são limitadas também – geralmente, uma inicialização inicial é o único caminho a ser percorrido, a menos que você possa proteger o alicerce financeiro indescritível. . Como um profissional experiente e financeiramente seguro, você tem mais opções quando se trata de seu caminho para o empreendedorismo. Claro, você pode começar um novo negócio a partir do solo, mas essa não é a única opção na mesa. Você pode comprar uma franquia, aproveitando o poder de uma marca já bem-sucedida e tornando-a seu próprio legado.

Você também pode formar uma parceria com um colega empreendedor e dividir os custos, a carga de trabalho e os lucros. Ou você pode se tornar um investidor, movendo-se para o outro lado da mesa, fornecendo capital para a ideia de negócio de outra pessoa. Em troca, você obtém uma porcentagem do negócio, deixando o trabalho “nas trincheiras” para eles trabalharem.

9. Você falhou antes.
O fracasso é uma parte da vida, e quanto mais velhos ficamos, mais falhas temos em nossa contagem. Se você tem dois grandes fracassos na sua lista ou 22, eles são um grande benefício por duas razões principais. Primeiro, a parte mais valiosa de cada falha são as lições que você aprendeu no processo. Cada falha lhe ensinou a importância de estar preparado, trabalhar duro e por que você precisa de um plano de contingência. Segundo, seu medo do fracasso é provavelmente muito menos significativo agora do que era em sua juventude. Como ter medo de fracassar pode resultar em incapacidade de tomar uma decisão, falta de confiança e inação, ter menos a temer pode ser uma razão poderosa para que os empreendedores mais antigos tenham um começo mais fácil.

10. Você é autoconfiante.
Você conhece todas essas falhas que acabamos de falar? Além de valiosas lições aprendidas, essas falhas também criam mais um grande benefício assim que você é capaz de se recuperar – elas aumentam sua autoconfiança e o motivam a fazer melhor. Muitos jovens empreendedores têm alta autoestima e certo nível de confiança naturalmente, mas muito disso vem do puro otimismo de que sua ideia de negócio se tornará um sucesso. O otimismo é definitivamente necessário quando se inicia um negócio , mas quando você aceita esse otimismo e adiciona confiança que vem com um histórico comprovado de sucesso, é imbatível.

Como um profissional experiente, você já experimentou vitórias e derrotas, e surgiu com uma confiança poderosa que lhe permitirá enfrentar os desafios da apropriação de negócios e sair na frente.

Então, se você está ficando mais velho e sente que sua chance de empreendedorismo está desaparecendo um pouco a cada ano, pense novamente. Agora só pode ser o momento perfeito para mergulhar e começar um pequeno negócio .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *